top of page

A Era Digital


Vivemos a era do abandono do papel.

Teve sua ignição com o advento e crescimento da Internet. Hoje, é comum termos e-books, contas pagas pela internet e outros documentos de acesso digital. O que é ótimo para o meio ambiente, principalmente, pois já não há mais exigência de consumo massivo de recursos naturais e menor volume de lixo produzido. Mas, também foi muito bom para as pessoas, já que não há mais necessidade de nos amontoarmos em papéis guardados em casa (antigamente, era comum ter uma gaveta exclusivamente para guardar documentos, quando não mais de uma), o que, não só limitava a organização das pessoas, como, especialmente, custava tempo.

Embora, muita coisa ainda se faça e necessite ser impresso, essa preferência pelo digital está cada vez mais generalizada e isso já inclui (há tempos) o mundo do design gráfico - que vai de festas a outros segmentos.

A publicidade hoje se faz com o marketing digital. A educação é a distância com recurso de apostilas digitais e o e-learning. Peças gráficas passaram do CMYK (modo de resolução próprio para impressão) para cada vez mais ao RGB (MR para internet e vídeos). Os perfis e mídias sociais são amplamente mais explorados do que a mídia impressa. O e-mail marketing praticamente extinguiu o postal comercial. No ramo de eventos, flyers são propagados mais facilmente na web. Os convites são virtuais/digitais e enviados através de aplicativos de mensagens e e-mail. Ingressos agora possuem códigos de identificação anti-fraude e são retirados em sites. São "etc." exemplos.

O pen-drive tornou-se equipamento do dia-a-dia, tanto que tem opções para chaveiros, cordões e outros adereços.

Em festas, a referência mais característica para o assunto em destaque são os convites. Com toda a correria do dia-a-dia, quem tem tempo de sair distribuindo convites de aniversários, chá bar, chá de bebê, ou até o save the date do casamento? Os convites digitais/virtuais aparecem, atualmente, com tanta frequência, que já viraram uma certa tradição da era atual.

Veja os (principais) motivos que enumeramos a seguir para o uso preferencial pelo digital.

[1] Economia: Não há necessidade de gastar com impressão.

[2] Sustentabilidade: O primeiro item já reforça esse - menor produção de papel e de lixo proveniente.

[3] Veiculação: Maior agilidade na distribuição. Chegam imediatamente ao destinatário e pode-se enviar todos/vários de uma só vez. Sem falar que podem ser compartilhados por outras pessoas, o que torna sua propagação ainda maior.

[4] Logística: Alcance maior que a divulgação impressa sem limites para distâncias e tempo. Os convites, por exemplo, são perfeitos para serem disparados em eventos que acontecem em cima da hora. Ou ainda se você se esqueceu de entregar a versão tradicional do convite em papel ou precisa convidar aquele parente ou amigo que mora distante vale enviar o convite digital.

[5] Impacto visual: Peças digitais se apresentam com maior intensidade visual através da tela do que impressa.

[6] Praticidade: Ter um documento arquivado ou salvo no celular ou computador é mais prático do que guardar um impresso em casa, pois pode-se consulta-lo a qualquer momento em casa ou na rua.

Na Fênix, temos uma linha exclusiva de produtos digitais. Acesse a página 'Serviços Especiais' e conheça as diversas categorias.

SE VOCÊ TEM ALGO MAIS A INCREMENTAR SOBRE O ASSUNTO, ENVIE SUA MENSAGEM. SUA PARTICIPAÇÃO É BEM VINDA! :)

13 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page